A Companhia de Dança e Cultura Ciganas Al-Andalus realiza no dia 7 de Abril, um evento comemorativo ao dia Internacional dos Ciganos. O objetivo é divulgar a cultura cigana na cidade e região, diminuindo assim a desinformação existente sobre essa etnia, mostrará também a pluralidade da cultura cigana e buscará orientar os “não ciganos” como respeitar a cultura e ter convivência harmônica com povo romá. Haverá também apresentações de dança cigana de diversas partes do mundo. Contará com as participações especiais de Carina Sandré e do Grupo de Tribal Bellydance Serpentes do Deserto. Será realizado no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, a partir das 20 horas.
Neste dia a companhia estará arrecadando doações de leite desnatado para o grupo Vhi-Ver.
A Companhia de Dança e Cultura Ciganas Al-Andalus foi fundada em Volta Redonda em 2009, sua fundadora é a descendente de ciganos “Romanichals” Alessandra Tubbs. A Companhia realiza trabalhos de divulgação da cultura em entidades filantrópicas e eventos públicos na cidade e região sempre de forma voluntária. Há também aulas de dança e cultura ciganas que são ministradas no Studio Al-Andalus, no Conforto, às quartas-feiras para iniciantes e terças-feiras para as alunas avançadas.
Segundo a professora de dança e cultura cigana, Alessandra Tubbs, data 07 de abril para as comemorações do Dia Internacional dos Ciganos, foi escolhida em 1971 durante o I Congresso Internacional Romani realizado em Londres. Este congresso teve como principal objetivo reunir ciganos ou descendestes na Europa para reividicar seus direitos pós 2ª Guerra Mundial. Nele, o termo genérico cigano foi rejeitado, passando a ser substituído pelo termo Rom.
Evento: Dia Internacional dos Ciganos
Data: 7 de Abril
Horário: 19h
Local: Centro Cultural fundação CSN - Rua 21 nº 402 – Vila Santa Cecília
Mais informações:
Alessandra Tubbs
(24) 992 327 623 (whatsapp)
Facebook - Página - Companhia Al-Andalus
0 comentários :
Postar um comentário