Pacientes da Policlínica de Volta Redonda recebem informações sobre doação de córne



Quem passou pelo setor de oftalmologia da Policlínica Bernardino de Souza, no Estádio Municipal Raulino de Oliveira, nesta quinta-feira, dia 26, aprendeu um pouco mais sobre como ser um doador de órgãos e tecidos. No local foi realizado uma Sala de Espera, onde o médico oftalmologista responsável pelo Banco de Olhos de Volta Redonda, Gustavo Guerra, explicou sobre a importância de ser um doador de órgãos. A campanha envolve atividades de conscientização para profissionais da saúde e população em geral, com distribuição de material informativo.

“Setembro é considerado o mês do doador e essa campanha que estamos fazendo tem como objetivo conscientizar os familiares e pacientes a respeito da importância da doação. Hoje estamos falando especificamente da doação de córnea. É importante destacar que quando fazemos a capação da córnea tiramos o globo ocular inteiro, assim podemos utilizar tanto a córnea quanto a esclera, que são dois tecidos, para finalidades diferentes”, disse o médico.

Dona Sônia Maria da Silva, 71 anos, aposentada, moradora do bairro Santa Rita do Zarur, ouviu atenta as informações, enquanto aguardava a sua consulta. “Já avisei aos meus familiares que quero doar. Hoje aprendi, mais um pouco, sobre a importância desse ato. Tive a oportunidade de conhecer o processo de doação. Foi uma ótima surpresa. Essa palestra só serviu para me fazer ter certeza que realmente quero ajudar o próximo”, disse a paciente.

O prefeito Samuca Silva ressalta que a doação é um ato de amor ao próximo. “Precisamos informar a população da importância que é doar os seus órgãos. De 2017 até julho deste ano 438 córneas foram transplantadas no Estado do Rio de Janeiro, graças ao Banco de Olhos de Volta Redonda. Vamos continuar a ajudar as pessoas a terem uma nova oportunidade de retomar suas vidas”, disse o prefeito.

Alfredo Peixoto, secretário municipal de Saúde, destaca que até julho de 2019 quinze pacientes foram potenciais doadores de órgãos, sendo que desse total quatro foram doações efetivas de rins, fígado e córneas. “Precisamos levar a informação sobre a importância de ser um doador de órgãos para toda a população. Quando mais pessoas souberem disso, mais vidas serão salvas. Seja um doador. Avise para os seus familiares a sua vontade de ajudar”, disse o secretário lembrando que cerca 1100 pessoas, em todo o estado, esperam por um transplante de córnea.

Nessa sexta-feira, dia 27, às 9h, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, ainda em alusão ao Setembro Verde, um ‘Abraço Solidário’ no Hospital São João Batista. A ação vai representar a fila de pessoas que aguardam por um transplante de órgãos.
Share on Google Plus

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário