As ações voltadas para os cuidados com a saúde do homem beneficiam a faixa etária de 19 a 59 anos, e vão além da prevenção do câncer de próstata
Além disso, estão sendo realizadas ações como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação da circunferência abdominal, entre outros cuidados voltados para a prevenção e saúde do homem. A equipe das unidades de saúde estão aproveitando a campanha do Novembro Azul para reforçar também a motivação do pré-natal masculino, onde o homem acompanha a gestação da parceira e também cuida da sua saúde.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Jussara Moreira de Oliveira, todas as ações são voltadas com objetivo de motivar os homens para a sua qualidade de vida e cuidado, uma vez que eles têm maior dificuldade em buscar os serviços de saúde.
“Aproveitamos o Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, para que, pelo menos uma vez por ano, eles possam fazer exames de rotina. Além disso, queremos motivar os homens a buscar as unidades para avaliar a sua condição de saúde e qualidade de vida, e não apenas para tratar uma doença quando quanto tem alguma queixa. Nosso objetivo é de incentivar a prevenção”, disse a coordenadora.
As ações voltadas para os cuidados com a saúde do homem beneficiam a faixa etária de 19 a 59 anos, e vão além da prevenção do câncer de próstata. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os homens vivem, em média, 7,5 anos menos que as mulheres no Brasil. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens.
A secretária de Saúde, Flávia Lipke, afirma que realizar ações de prevenção à saúde é uma das prioridades da pasta. “Trabalhar a prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde da população. As equipes da Atenção Básica estão mais próximas da comunidade e conhecem a realidade dos moradores. Realizando ações que atraiam a população para a unidade, estamos trabalhando na prevenção”, concluiu.
As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, com acolhimento em tempo integral. “Preparamos nossas unidades de saúde para que elas possam atender todos os homens. Por isso, estamos adequando a nossa agenda para os que fazem turnos e não têm possibilidade de serem atendidos durante o horário de funcionamento da unidade de saúde. Nesses casos, iremos viabilizar horários especiais para os procedimentos. Nosso objetivo é que eles não percam a oportunidade de buscar esses cuidados”, ressaltou Flávia Lipke.
0 comentários :
Postar um comentário