Cidade concorre na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI,
com o projeto “Resende, uma estação empreendedora”
A Prefeitura de Resende é uma das 12 finalistas, entre 74 municípios, da etapa estadual do prêmio Prefeito Empreendedor, concedido anualmente pelo Sebrae e que busca valorizar gestores públicos que tenham implantado projetos, com resultados comprovados, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Inscrita na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual, a Prefeitura concorre ao prêmio com o projeto “Resende, uma estação empreendedora”, elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
A escolha do projeto de Resende para figurar entre as 12 melhores iniciativas desenvolvidas no Estado, segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, mostra que os esforços feitos pela administração municipal ao longo dos últimos 15 meses, visando incentivar e fortalecer os microempreendedores individuais do município, estão dando resultados positivos e seguem no caminho certo. A edição de 2018 é a décima realizada pelo Sebrae e os grandes vencedores de cada categoria, que serão anunciados em junho, concorrerão, automaticamente, à etapa nacional do prêmio.
- Estarmos entre as 12 melhores iniciativas do Estado, com menos de um ano meio de governo, é, sem dúvidas, um privilégio para qualquer gestor público. Mas o que mais nos emociona neste processo é saber que estamos no caminho certo e que nossos esforços estão dando resultados positivos que podem ser comprovados e mensurados por uma entidade séria e respeitada como o Sebrae – disse o prefeito.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Marcelo dos Santos Diniz, entre as ações realizadas pela Prefeitura e destacadas no projeto “Resende, uma estação empreendedora” estão a transferência da sede da Secretaria para um local de fácil acesso; a implantação da Sala do Empreendedor, que oferece diversos serviços, além de oficinas de capacitação e palestras; e a redução do tempo e da burocracia para adesão ao MEI e para a retirada do alvará, que hoje é emitido em 48 horas.
Além disso, a Prefeitura também implantou o Espaço do Artesão, que funciona como uma vitrine de divulgação dos trabalhos confeccionados pelos artistas da cidade; criou o Happy Hour do Trenzinho, evento que incentiva pequenos empreendedores que atuam com comida de rua e artigos artesanais; e criou mecanismos para valorização das feiras livres, que ganharam melhores espaços e mais infraestrutura, entre outras iniciativas.
As medidas tinham como objetivo regularizar os trabalhadores que atuavam de forma informal na cidade e oferecer uma alternativa para aqueles que haviam perdido seus empregos formais, em razão da crise econômica, e desejavam tornar-se microempreendedores. Menos de um ano e meio depois, os resultados já começaram a aparecer. Entre eles está a redução de 10% do número de profissionais em situação informal no município e o aumento de 42% do quantitativo de alvarás emitidos pela Prefeitura, que passou de 1.086 em 2016, para 1.550 em 2017.
O Prêmio
Este ano, segundo o Sebrae, o prêmio Prefeito Empreendedor recebeu, em sua etapa estadual, a inscrição inicial de 74 municípios fluminenses. Deste total, 54 foram considerados aptos a seguir na competição após a primeira avaliação, e 37 foram selecionados como finalistas. Eles concorrem ao prêmio em seis categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo nas Escolas; Desburocratização e Implementação da Redesimples; e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).
0 comentários :
Postar um comentário